Exu e Pomba-gira

Primeiramente, temos a considerar que a palavra Exu é de origem Yorubana, onde entre os vários significados, encontramos um que define sua atuação; esfera, ou seja, o que está em toda parte.

Também é bom saber que ele é o Mensageiro Natural dos Orixás. Exu oculta sua luz pra poder entrar nos campos negativos em socorro ou combate.

Exu verbaliza de forma humana para bem ser entendido por nós; Exu conhece e respeita as Leis Divinas, as Linhas de Trabalho e todos os médiuns que assim merecem ser tratados.Sua atuação é combater com firmeza a feitiçaria a maldade, a perseguição no físico e no astral, ameaças, abusos de poder e todo lixo emocional.

O Exu na Umbanda é só poder moderador utilizado pelos pretos velhos, caboclos e boiadeiros em prol dos mais fracos e oprimidos.Prestam obediência direta ao Exu da casa em comando que por sua vez obedece o guia chefe do Templo .Fora daí seguem a hierarquia da sua legião.

Os Exus estão divididos em 3 grandes linhas: Cemitério, Encruzilhada e Estrada

Exus do Cemitério: É formada por Exus sérios, em sua maioria servidores de Omulu, (Rei do Cemitério). Não costumam dar consulta, se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarrego.

Exus da Encruzilhada: Esta linha é formada por Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da Estrada, mas também não são tão fechados como os do Cemitério. Gostam de dar consulta e também de participar em obrigações e descarrego. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) da linha do cemitério, são os que chamamos de “Encruza Pesada”, enquanto outros se aproximam mais da linha da estrada, “Encruza leve”.

Exus da Estrada: São os mais “brincalhões”. Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas “brincadeiras” devem partir SEMPRE do Guia e nunca do consulente. São os Guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo.

Cada um dos filhos tem seu Exu Individaual. Cada um dos Orixas com seu correspondente padrão vibratório, possui seu Exu.

Pomba Gira é um Exu Feminino que se classifica também como Exu de Lei, são agentes de equilibrio das forças da natureza, mas que se sintonizam particulamente com a emoção e a sensibilidade. Agindo de acordo com essa vibração, trabalham nos cruzamentos vibratórios entre razão e emoção. Detectam o ponto de desiquilibrio e buscam o equilibrio em processos que envolvem emoções fortes e causas mais ligadas as emoção e a sensibilidade, como familia, sexualidade, etc. Podemos dizer que constituem uma espécie de polícia feminina do plano astral.

Seu nome Pombagira significa Mensageira dos Caminhos a esquerda. Pois Pomba é um pássaro usado no passado como correio. Gira é movimento, caminhada, volta.

As Pomba Giras são executoras da Lei e do Karma e como os Exus são conhecedoras das magias e das fraquezas humanas.

Cabem as Guardiãs Pombas Gira esgotar os vícios ligados ao sexo, equilibrando o ser humano.

Tudo que se refere ao estudo sobre os Guardiões Exus vale também para as Guardiãs Pombas Gira, ou seja, elas se manifestam na Umbanda através de espíritos incorporados as suas hierarquias.

Elas são elementos mágicos ativados através de oferendas e elementos religiosos quando ativados num Templo. Também são agentes da Lei de Deus que podem ser ativadas pela Lei Maior. Os Guardiões Exus vitalizam/desvitalizam, as Guardiãs Pombas Gira esgotam o emocional ou despertam o desejo.

As Guardiãs Pombas Giras de Trabalho são tão maravilhosas quanto os Guardiões Exus. Elas realizam curas até mesmo de enfermidades dadas como incuráveis, desmancham trabalhos de magia negra, resolvem problemas, nos dão conselhos preciosos de como bem dirigir nossas vidas, enfim, fazem tudo pelas pessoas bem intencionadas que as procuram para a prática da caridade.

È uma pena que ainda existam pessoas que as procuram somente para desmanchar relacionamentos amorosos ou conquistar alguém.

Não se torna uma Guardiã Pomba Gira pelo simples fato de se ter errado perante as Leis Divinas.

Afinal, quem nunca errou na vida? Ser uma Guardiã Pomba Gira exige preparo, conhecimento, magia, discernimento e muito amor. É mais uma corrente de trabalho espiritual na Umbanda, onde espíritos seletos atuam na faixa vibratória que mais se afenizam.

As Guardiãs Pombas Giras não são a representação da sexualidade e nem da sensualidade, mas sim freiam os desvios sexuais dos seres humanos e direcionam essas energias para a construção da espiritualização, evitando a destruição espiritual e material de cada ser.

É uma pena que certos “médiuns” medíocres dão passividade para quiumbas ou mesmo fingem uma incorporação de uma Guardiã Pomba Gira, para serem aceitos e terem suas opiniões e mesmo trejeitos aceitos pela comunidade religiosa.

Com certeza, exteriorizam somente aquilo que suas mentes doentias acham serem certos.

Há muitas pessoas que as associam com prostitutas, ou simplesmente, mulheres que gostam de se expor aos homens e sedentas por sexo. As distorções e preconceitos são características dos seres humanos quando eles não entendem corretamente algo, querendo trazer ou materializar conceitos abstratos, distorcendo-os. Essas nossas irmãs em Deus nada mais são que espíritos desencarnados, que como os Exus, viveram na Terra e hoje, por afinidade fluídica, militam como mais uma corrente de trabalho portentosa dentro da Umbanda.

Lembre-se sempre: a Umbanda é Caridade!

Exu é entidade de luz (em evolução) com profundo conhecimento das leis magísticas e de todos os caminhos e trilhas do Astral Inferior.

São os guardiões, são os espíritos responsáveis pela disciplina e pela ordem no ambiente.

NÃO EXIGEM NEM ACEITAM “TRABALHOS”, DESPACHOS OU OUTRAS COISAS RIDÍCULAS das quais médiuns irresponsáveis, dirigentes e pais de santo ignorantes se utilizam para obter o dinheiro de muitos incautos que lhes cruzam os caminhos. Isso é trabalho de Quimbanda, de magia negra.

NADA TEM A VER COM A UMBANDA!

Portanto:

Quem é Exu e Pomba Gira.

Eles são aqueles que atuam diretamente em nosso lado sombrio e são os grandes agentes de assepsia das zonas umbralinas.

Em seus trabalhos, cortam demandas, desfazem feitiçarias e magias negras, feitas por espíritos malignos, e pessoas que usam da mediunidade para fins nefastos.

Auxiliam nas descargas, retirando os espíritos obsessores e encaminhando-os para os entrepostos socorristas nas zonas de luz do astral, a fim de que possa cumprir suas etapas evolutivas em lugares de menos sofrimento.

Assim é Exu e Pomba Gira: por vezes incompreendidos outros temidos, mas sempre honestos, alegres, felizes, direto no que tem a nos dizer, e incansável combatente da maldade que o próprio homem alimenta no mundo.

Eles regem o mistério do Vigor e Desejo e quando forem acionados pelos Orixás eles aplicam a lei. São nossos protetores de frente. São acionados no ponto de Força onde são oferendados e não pagos Pois essas oferendas são feitas para a própria pessoa como se auto presentear não devendo se preocupar com quantidade e sim com qualidade e no amor, pois não é o tamanho do presente, mas a intensidade do amor, fé e crença.

Sua data comemorativa é dia 13 de Junho ou conforme á escolha do Exu chefe da casa de cada Templo.

Seu dia da semana é segunda feira.

Seu planeta regente é a lua crescente e a sua admiração é tal que aparece nos sete símbolos e pontos riscados.

Seu símbolo é o 7 de acordo com o foco. Seus pontos riscados serão aqueles que a entidade usar como assinatura e não os copiados de livros.

Seus pontos cantados há vários.

Seu mineral, o carvão vegetal e o mineral carbureto, enxofre, ferro, chumbo, alumínio e mercúrio conforme o trabalho a ser realizado.

O local preferido diretamente no chão, no barro, em cima de esteiras e na encruzilhada à noite.

Suas roupas capa, chapéu coco e cartola, e para elas xales e roupas vistosas.

Sua cor o vermelho homenageando Ogum e o preto homenageando Omolu.

Sua Saudação Exu é mojuba.

(Moju -viver a noite.)

(Ba - armar emboscada)

Exu! Laroiye Exu!

Significa Saudação amiga

E também Boa noite compadre e Boa noite comadre



Para essa oferenda costuma - se usar:
Bebida:
Aguardente (marafo ou malafo), meladinha (mistura de mel com aguardente e limão), uísque, conhaque, suco de frutas doces.
Para Pomba Gira_ - anis, champagne e licores diversos ou conforme solicitação de suas entidades.

Obs.: não há nenhuma necessidade de o médium ingerir bebida: as mesmas são servidas em coités, copos ou cálices e podem ser aspiradas pelas entidades no plano astral.

Comida Seca:
Bifes de boi, farofa de dendê, farofa de pinga de farinha de mandioca grosa, farofa de mel (para Pomba gira), farofa de miúdos com pimenta, carne seca desfiada ou em pedaços, com dendê, com ou sem pimenta, cebola, limão gengibre em rodelas, pipoca, pimentas dedo de moça bem vermelha Tomates em rodelas para Pomba Gira e acaçá de milho (pode-se também usar salame fatiado o qual poderá substituir o bife no caso de servir ás pessoas.).

Frutas:
Limão, cana de açúcar, amêndoa, banana verde e outros frutos bem ácidos.

Ervas para banhos (só do pescoço para baixo) e defumação

Abre caminho arruda cipó cruz, amoreira, argelim amargoso (morcegueira) anil, brinco de princesa, cajueiro, cardo santo (só na limpeza de casa) catingueira, fedegoso (só na limpeza de casa) hortelã pimenta, mamão bravo, jurubeba, jurubeba preta, mangueira, pau dá lho, pinhão branco e roxo, aroeira, vassourinha, fumo, vassourinha vence demandas, urtiga bambu, comigo ninguém pode (não para banho, só usar para defumação, manuseie com cuidado provoca reação alérgica na pele).



Oração

Amado Criador, Pai Olorum.
Peço a vossa permissão para ofertar minha fé a 2 de vossos Divinos Mistérios
A do Senhor Exu e o da Senhora Pomba Gira.
Salve todos os Exus, Senhores do Vigor.
Salve todas as Pombas Giras, Senhoras das Emoções e sensibilidade.
Defensores de homens e mulheres.
Rogo e suplico neste momento de devoção, que atenta aos meus pedidos.
Vós que sois Executores da Lei Divina.
Acompanhem os nossos passos, nos protejam, amparem e estejam sempre em nosso caminho.
Rogo que estes nossos caminhos sejam abertos.
E suas energias, estimulem nossos sentimentos.
E nos empeçam, de cair em tentação,
Luxúria e fraquezas das paixões desenfreadas.
Defenda-nos e livre-nos
Das más influências
De encarnados e desencarnados.
Estimule-nos e motive-nos
A buscar qualidades, que nos tornem capazes a trilhar, o caminho correto
Para recebermos as graças
Dos Orixás
E de Pai Olorum.
Amém.


Salve os Exus Laroiyê e Mojuba Exu
Salve as Pomba Giras- Laroiyê e Mojuba Pomba Gira
Salve a sua banda.